Maratimba radicado em Cachoeiro de Itapemirim, 33 anos, começou no atletismo sem muitas pretensões, mas com o passar dos anos foi adquirindo experiência, superando seus limites e vem a cada ano se destacando no cenário nacional quando o assunto é corrida de rua.
Conheça Fábio Barbirato, atleta das equipes Pérola Capixaba/Édipo Running que conseguiu o feito de atingir o índice para participar da mais famosa maratona do mundo.
ELVIS DAVID: Quem é Fábio Barbirato?
FÁBIO BARBIRATO: Sou formado em Sistemas de Informação, amante do atletismo e boa música, tenho 33 anos, praticante de corrida de rua, designer gráfico e músico.
ELVIS DAVID: Como começou sua relação com o atletismo?
FÁBIO BARBIRATO: No dia 07 de setembro de 2010, completamente por acaso, meu pai, eu e mais um amigo ficamos sabendo de uma corrida que aconteceria no município vizinho, “Corrida da Independência”. Resolvemos participar dessa corrida, sem ao menos saber como funcionava, sem treino algum, achamos que seria algo fácil de se fazer, tanto que fomos andando até o local da prova. Eu na época não era uma pessoa completamente sedentária, jogava meus futebolzinhos de vez em quando (coisa que não faço mais devido ao risco de lesão), praticava artes marciais, com tudo isso tive a triste ilusão que seria algo fácil, afinal a corrida era de apenas 5km. Não foi preciso correr muito após a largada para perceber que estava completamente enganado, com menos de 1km, tendo saído num ritmo forte – devido à falta de experiência – já estava exausto, precisei diminuir muito o ritmo para conseguir completar a corrida, não caminhei apenas porque nunca fui de desistir de algo fácil, mas terminei muito mal a corrida. Depois disso aprendemos a lição e, mesmo com toda a dificuldade que encontramos durante essa nossa primeira experiência, o atletismo virou paixão e algo que não quero deixar de praticar nunca!
ELVIS DAVID: Durante esses anos no atletismo quais foram suas principais marcas?
FÁBIO BARBIRATO: Dentre as conquistas, as mais importantes são, 2º Colocado Geral na Fera Adventure em Campos dos Goytacazes - RJ – 2015, 3º lugar geral na Night Run - Aracajú - SE - 2015, 1º Lugar geral Heroes of Adventura - São João da Barra - RJ - 2016, 1º Lugar geral de revezamento no Campeonato Estadual de Triathlon - Guarapari - ES - 2016, 2º Colocado Geral na Corrida e Caminhada Solidária - Rio das Ostras - RJ - 2017, 3º lugar na categoria na Meia Maratona Internacional de Porto Alegre - RS – 2017, 5º Colocado Geral na Corrida de São Pedro - Cachoeiro de Itapemirim - ES – 2018. Gostaria de frisar também que já participei da Volta Internacional da Pampulha em Belo Horizonte - MG e das 10 Milhas da Garoto em Vitória –ES que foram provas gratificantes.
ELVIS DAVID: Correr uma maratona é algo ambicioso para muitos, como surgiu seu desejo pelas maratonas?
FÁBIO BARBIRATO: A maratona é uma das mais antigas modalidades praticadas no mundo, algo que vem de uma lenda desde a época da Grécia antiga, mas que ficou mundialmente conhecida apenas nos primeiros jogos olímpicos no ano de 1896. A distância de 42,195km deve ser respeitada, pelo grande desafio que é ao menos de completa-la, muito exige do corpo e da mente dos atletas. Sempre tive muita admiração pela maratona, mas para falar a verdade ainda não esperava que fosse fazer uma tão cedo, sempre fui um corredor de corridas mais curtas, porém estimulado e incentivado pelos meus amigos da corrida, resolvi não esperar mais.
Foi então que veio forte a vontade de antecipar esse sonho e, com menos de 2 meses de preparação, agarrei essa oportunidade e fui para a minha primeira maratona na “Maratona Internacional de Porto Alegre” em junho de 2018.
ELVIS DAVID: Quantas meias maratonas e Maratonas você já realizou desde o seu início nas corridas de rua?
FÁBIO BARBIRATO: Provas de meias maratonas (21km) foram poucas, porém essa distância e até mais que isso, estão constantemente em meus treinos semanais. Maratona foi a primeira que participei.
ELVIS DAVID: Como foi a transição das provas mais rápidas para a maratona?
FÁBIO BARBIRATO: Os treinamentos para a corrida de rua são diversos, rodagem, intervalado, tiro, ritmo. Na preparação para a maratona esses treinos foram intensificados e feitos em maiores distâncias e bastante rodagem, no total da semana eu chegava a correr quase 100km. Porém muito bem assessorado pelo meu professor Édipo Flausino, não tive muitos problemas nessa adaptação.
ELVIS DAVID: Como têm sido os teus treinos? Quanto corre por semana?
FÁBIO BARBIRATO: No momento meus treinos estão voltados para corridas de menores distância, treinos mais velozes, pois meu professor falou que meu treino para a próxima maratona, que acontecerá em abril do ano que vem, começa em dezembro. Dessa vez terei mais tempo para me preparar para esse próximo e tão esperado desafio. Tenho corrido cerca de 60km semanais.
ELVIS DAVID: Quais outros tipos de treinos complementares para corrida você realiza?
FÁBIO BARBIRATO: Realizo cerca de 3 treinos de musculação e 2 de natação semanais.
ELVIS DAVID: Em junho de 2018 você conquistou o índice que o habilita para disputar a Maratona de Boston 2019, qual foi a sensação para você? É um sonho realizado?
FÁBIO BARBIRATO: Sim, foi um divisor de águas na minha trajetória como corredor. A Maratona de Boston é a maratona mais tradicional do planeta, a primeira edição foi em 1897, e sem dúvidas, é um sonho para muitos corredores, assim como é para mim. Para conseguir correr em tal corrida é necessário atingir um índice - em uma Maratona oficial - que faz com que a pessoa seja habilitada a realizar a sua inscrição. Porém, mesmo a pessoa atingindo tal índice, ainda não há total garantia que conseguirá se inscrever, por isso quanto mais baixo do índice, mais chances ela tem. O índice limite que eu precisava era, concluir os 42,195km em no máximo 03:05:00hs, onde graças a Deus consegui, correndo na Maratona de Porto Alegre, o tempo de 02:51:34hs, sendo aceito e conseguindo garantir a minha inscrição.
A sensação que tive ao receber o e-mail de confirmação da inscrição foi de muita felicidade e, de saber que todo o esforço e dedicação que tive foram recompensados. Pensei em cada incentivo dos meus amigos, em cada parceiro que confiam no meu potencial e por eu poder estar representando meu estado nessa tão importante corrida.
ELVIS DAVID: Falando da Maratona de Boston 2019 qual seu objetivo de tempo?
FÁBIO BARBIRATO: Pretendo me preparar muito para essa corrida, quero chegar em minha melhor forma e se Deus quiser, pretendo fazer na casa de 02:45:00hs.
ELVIS DAVID: Depois de conquistar esse feito você tem mais alguma meta traçada no quesito corrida de rua?
FÁBIO BARBIRATO: Sim, claro! Todo corredor tem os seus chamados recordes pessoais, e estão em busca de conseguir baixa-los. Penso na corrida de rua como um esporte solitário, você deve estar sempre contra o relógio, não contra os seus adversários. Sendo assim, tenho algumas marcas que quero focar após a maratona, afim de diminuir.
ELVIS DAVID: Deixe sua dica para atletas que estão começando na prática do atletismo?
FÁBIO BARBIRATO: Primeiramente falar que o atletismo mudou a minha vida, de várias maneiras. Conheci muitas pessoas e alguns se tornaram grandes amigos, conheci vários lugares, me fez mudar hábitos, me deu disciplina. Enfim, me fez bem tanto no lado social como para a minha saúde.
A minha dica para quem está começando na prática do atletismo é a de respeitar o seu corpo, buscar seguir etapas, comece devagar, não tenha pressa, vá com calma, um passo de cada vez. A minha principal dica é a de fazer a corrida com amor, não por obrigação. Seja feliz enquanto corre, que aos poucos o seu corpo vai querer ir mais, aos poucos você coloca alguns objetivos, a princípio pode ser que você não consiga correr 1km, não tem problema, caminhe, dê pequenos trotes, caminhe... uma hora conseguirá fazer 2km e assim por diante, mas o mais importante é sair do sofá e se exercitar.
Muitos que ainda não conheceram, não tem noção de como a corrida faz bem, tanto para a cabeça como para o corpo, portanto, dê uma chance e tente começar, garanto que não irá se arrepender!
Gostaria de aproveitar a oportunidade e deixar alguns agradecimentos:
As minhas equipes, Pérola capixaba e Édipo Running, ao meu treinador Édipo Flausino e a todos os meus amigos que adotaram a causa de me ajudar a ir para a Maratona de Boston, todos vocês são muito importantes para mim.
Agradeço imensamente aos meus parceiros:
Dr. Elimário e toda a sua excelente equipe, onde faço acompanhamento de minha saúde bucal, através da chamada Odontologia do esporte, que tem o objetivo de melhorar ou manter o bom desempenho do atleta, desportista ou praticantes amadores por meio da manutenção, prevenção e do tratamento da saúde oral.
Ana Luiza Schetine, massagista esportiva, responsável por deixar a minha musculatura pronta para treinos e competições, assim como tratamento e prevenção das dores. Academia Cia do Corpo, local onde tenho toda uma estrutura e profissionais sempre prontos a ajudar a reforçar a minha musculatura e preparo físico.
Mariana Talharte, minha nutricionista, especialista em nutrição esportiva, onde deixo, sem medo, toda a responsabilidade de preparar meu plano de dieta nutricional. Clube Acqua Center, um espaço muito agradável, que entre outras coisas, realizo meus treinamentos de natação.