FOTOS: Cauê Oliveira Silvino
Culinária francesa é sinônimo de tradição, técnica e sabor refinado, mas isso não significa que preparar um prato autêntico seja complicado. Para provar que a gastronomia francesa pode ser acessível, conversamos com o renomado chef Clément Vitour, formado na prestigiada Academia de François Rabelais, em Lyon – cidade considerada o coração gastronômico da França. Com sua expertise, ele nos ensina a recriar um prato clássico francês de forma prática, garantindo que qualquer cozinheiro (do iniciante ao mais experiente) possa trazer um toque da França para sua mesa. Confira!
"La Blanquette de volaille fermière"
Servido com arroz pilaf e guarnições à francesa - cebola caramelizada, panceta e cogumelos, o frango é cozido lentamente em um molho cremoso.
Tradicionalmente este prato é preparado com vitela, para adaptá-lo esta versão é feita com frango caipira. Mantendo assim o compromisso com a escolha de produtos saudáveis para o seu consumo e o meio ambiente.
Receita por 4 pessoas:
- 4 coxas de frango caipira
- 1 cebola (grande)
- 2 cenouras
- 200g de cogumelos Paris
- 1 alho-poró (apenas a parte branca)
- 1 ramo de tomilho
- 1 folha de louro
- 1,5 l de água
- 80g de manteiga
- 80g de farinha
- Sal
- Pimenta preta
Guarnições à francesa
- 2 cebolas
- 100g de panceta
- 50g de açúcar
- 50g de manteiga
- 100 ml de água
Arroz pilaf:
- 240g de arroz branco
- 1 cebola
- 500 ml de caldo de legumes
- 60g de manteiga
- Sal
Caldo de legumes:
- 1 cenoura
- 1 cebola
- 1 alho-poró (apenas a parte verde)
- 750 ml de água
Preparo:
O caldo:
Numa panela, coloque os legumes descascados e picados grosseiramente, adicione água fria, deixe ferver e cozinhe por 20 minutos em fogo baixo, destampado.
Use uma peneira para coletar apenas o caldo.
Segundo passo, a Blanquette:
Corte as coxas de frango em duas na junção. Coloque tudo numa panela com os legumes picados grosseiramente, adicione água e sal grosso e deixe ferver e cozinhar lentamente durante 45 minutos, sem tapar. Faça um roux branco com a manteiga e a farinha e adicione à mistura para engrossar o molho.
Terceiro passo, as guarnições à francesa:
Corte a cebola e a panceta em rodelas finas e numa panela coloque a manteiga, a água e o açúcar, deixe ferver e cozinhe até caramelizar.
Último passo, o arroz pilaf:
Doure, bem levemente, uma colher de cebola picadinha, em 60 g de manteiga; misture 240 g de arroz e uma pitada de sal. Mexa o arroz com uma colher por um ou dois minutos, para que o arroz fique bem revestido com manteiga; adicione meio litro de caldo de legumes e deixe ferver. Tampe a panela e leve ao forno. Tempo de cozimento 18 min.
Servir bem quente.
Com aromas envolventes e sabores equilibrados, La Blanquette de Volaille Fermière traduz a essência da culinária francesa: tradição, qualidade e respeito aos ingredientes. Seguindo o passo a passo do chef Clément Vitour, qualquer um pode recriar esse prato clássico em casa, trazendo um toque de Lyon para a própria mesa. Seja para um jantar especial ou para surpreender no dia a dia, essa receita é a combinação perfeita entre elegância e conforto.
Bon appétit!